.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

quinta-feira, julho 28, 2005

Cerveja Cultural


Por incrível que pareça, este enorme painel publicitário tapa a fachada de um prédio classificado pelo IPPAR.
O Mosteiro de Corpus Christi, mandado levantar em 1345 por D. Maria Mendes Petite durante o reinado de D. Afonso IV, foi o terceiro maior mosteiro feminino dominicano no país.
Fica situado no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia.
Digam lá meus amigos se isto não é uma grande IMBECILIDADE?

quarta-feira, julho 27, 2005

Poluição é benefica. Coitado do Meio-ambiente.

Poluição "trava" aquecimento global
Estudo analisa impacto dos aerossóis no clima
A redução da poluição atmosférica, sobretudo a causada por aerossóis, pode aumentar o aquecimento global do planeta, adverte um estudo hoje publicado pela revista Nature.
(Fonte Agência Lusa)
A investigação, feita por cientistas alemães e britânicos, revela que o pó e pequenas moléculas químicas suspensas na atmosfera contribuem para manter a Terra mais fresca, pelo que a redução da poluição poderá aumentar a temperatura global.

Os autores do estudo prevêem que em 2100 a temperatura do planeta seja seis graus centígrados mais alta do que a registada em 1840. Esta alteração representa uma diferença superior à calculada pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, que estimou que o aumento seria de 2,3 a 4 graus desde a época pré-industrial.
Os peritos advertem que ninguém pode prever os efeitos de uma alteração climática tão repentina, embora se considere certo que venha a afectar as espécies de plantas e animais que não se podem adaptar, impedir culturas, causar secas e tempestades e alterar o nível do mar.

O impacto dos aerossóis no clima
Os cientistas, entre os quais o professor Meinrat Andreaem do Instituto Químico Max Planck de Mainz ( Alemanha), examinaram o impacto dos aerossóis no clima e concluíram que o afectam de várias maneiras, directa e indirectamente.
Os aerossóis são partículas pequenas e sólidas de composição química diversa, suspensas na atmosfera e que tendem a ter relações sinérgicas com os contaminantes. A sua grande capacidade associativa faz com que actuem como núcleos de condensação para a formação de nuvens.
Essas partículas interceptam os raios do Sol e reduzem a quantidade de energia que chega à Terra - explicam os investigadores, o que significa que a poluição aquece a atmosfera ao absorver a luz, ao mesmo tempo que arrefece a superfície terrestre. O efeito dos aerossóis nas nuvens também contribui para esse arrefecimento do planeta.
No futuro, a redução da poluição, o aumento das emissões de gases com efeito de estufa e de carvão devidas à decomposição do solo, causarão um ainda maior aquecimento do planeta, assinalam os cientistas na Nature.
As últimas investigações "demonstraram a importância dos efeitos climáticos dos aerossóis, que arrefecem a Terra e reduzem o impacto do efeito de estufa".
Os investigadores garantem que "com a estabilização das emissões dos aerossóis e a sua curta vida (no ar), a sua protecção diminuirá no futuro, deixando-nos mais vulneráveis às alterações climáticas".

Bem, isto dá o que pensar. Não é?

terça-feira, julho 26, 2005

Péssimo Exemplo de Divulgação

Alguém deveria avisar as pessoas que criaram o site, que deveriam ter mais cuidado quando copiam os dados. O site está cheio de gralhas: troca Vila Nova de Paiva por Castelo de Paiva, Queiriga por Touriga (Será a união do Touro com a Queiriga?) e ainda descobre uma nova freguesia baptizada de Vila Nova da Coelheira.
Grande Imbecilidade.
Veja isto em:
http://www.amr-planaltobeirao.pt/vnpaiva.php

segunda-feira, julho 25, 2005

Património Cultural

O que é Património Cultural?
Reflectindo sobre tal facto e pensando numa maneira de minimizar os impactes negativos causados pela sua destruição, resolvi escrever este artigo.

Porém, o que vem à ser Património Cultural?Talvez a melhor definição para tal pergunta seja: “um conjunto de costumes, de instituições e de obras que constituem a herança social de uma comunidade ou grupo de comunidades.”

A Legislação Portuguesa atribui as autarquias um importante papel no que diz respeito ao Património Cultural na suas diversas ocorrências: Património Arqueológico, Património Construído, Património Artístico, Património Móvel e Património Natural. Porém, nem sempre elas possuem quadros técnicos para responder as necessidades.

É extremamente necessário entender que o Património não é propriedadede nenhuma pessoa ou instituição, mas sim propriedade de um povo. Cabendo aos proprietários e às instituições zelar pela sua conservação e facultar os meios necessários para isso.

Apesar de o país ganhar cada vez mais consciência da riqueza cultural que possui e do que é necessário ser feito para transmitir esse legado em boas condições as futuras gerações. Ainda continuam sendo praticados atentados contra o Património do país.Algumas destruições devem-se, à ausência de inventários de Património ou à não utilização dos já existentes, por parte das autoridades públicas ou das entidades privadas, nas fases de estudo, planeamento, avaliação e licenciamento de projectos e actividades com impacte sobre o território.

Porém, na maior parte das vezes a destruição do Património ocorre por não se efectuar uma simples consulta a um profissional ligado a área ou a alguma empresa do ramo.O mais caricato e que actualmente é mais fácil conseguir que uma entidade privada preserve ou crie condições de se estudar um determinado tipo de Património, como por exemplo um sitio arqueológico, do que o próprio estado.

Se não existirem preocupações sérias por parte das várias entidades públicas e privadas, no reconhecimento dos valores culturais e na minimização da sua destruição, não restara muito o que valorizar.

Depois dizem que na Pré-História eramos todos selvagens.

domingo, julho 24, 2005


A cultura possui muito mais tempo que as páginas amareladas deste velho dicionário. Ela surge no exacto momento em que os nossos ancestrais da Pré-história transformam um objecto natural em um objecto funcional, como por exemplo: Um seixo depois de lascado transforma-se numa faca ou num raspador.
Ano após ano, o homem foi evoluindo até chegar ao estágio actual em que nós estamos.
Pena, é existirem certos grupos de pessoas que ainda continuam no estágio de “barbárie”.