.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Miopia Cultural


Era muito bom! Era mesmo muito bom…

Teria sido muito bom, se este longo intervalo desde o ultimo post significasse que não existiu qualquer tipo de imbecilidade contra o património cultural. Porém, infelizmente…
Alguma parte deste silêncio foi provocada pela falta de tempo derivada aos compromissos profissionais e pessoais, que impediram o processo de recolha e de confirmação dos assuntos aqui tratados. A outra parte deve-se simplesmente ao pouco estímulo e a tristeza que tomou conta da minha pessoa devido aos inconstantes actos de irresponsabilidade, vandalismo, burrice, falta de vergonha, etc. provocados contra o Património Cultural, principalmente na área da arqueologia.
Durante este intervalo, fui reflectindo sobre a situação da actual Cultura em Portugal e cheguei a conclusão de que no caso dos nossos Governantes, existe uma grande “Miopia Cultural” (em alguns casos, quase uma cegueira total), que impedem de observarem os acontecimentos com a devida clareza necessária e acabam tomando decisões que possuem um futuro turvo e sombrio.
Confesso que por muitas vezes achei que seria melhor decretar a morte deste Blog. Fiquei cansado de denunciar as autoridades competentes e de dar conhecimento ao público geral, algumas das imbecilidades cometidas.
Passei a sentir-me pequeno e impotente perante aos acontecimentos. Cansei de presenciar destruição e falta de respeito pelo Património Cultural, que poderiam ser evitadas se as autoridades competentes fossem mais ágeis e menos bur(R)ocráticas.
Fiquei desiludido com alguns colegas da área da arqueologia que simplesmente cruzam os braços ou fazem voto de silêncio sobre o assunto, tornando-se assim coniventes com algumas situações.
Tudo isto contribuiu para que quase passasse uma certidão de óbito para este Blog,
Porém, dentro da minha consciência, o meu lado de revolta e de revolucionário era mais forte e não me deixava desistir da luta…
Acredito que em termos gerais a importância da preservação do património cultural parece ser uma matéria consensual, porque, normalmente, ninguém põe em causa a importância da sua defesa e valorização. Mas já o mesmo não se pode dizer dos actos que estão na base da sua salvaguarda.
Tendo em consideração que a património fornece-nos, dados para nos situarmos em relação ao passado quando, muitas vezes, já nada resta dele, a sua preservação assume uma papel de grande importância. Pois, neste sentido, não só o passado é recuperado, como também são enaltecidas todas as actividades e expressões culturais que se possam converter num instrumento ao serviço do fortalecimento da construção de uma identidade simbólica da sociedade.
Por isto, apesar de desanimado, irei continuar…
Vou resistir e vou continuar denunciando as imbecilidades, na esperança de que algum dia comece a tomar forma um grande manifesto pela mudança das mentalidades, que os estudantes não encham as ruas somente para reclamarem das propinas e das provas de acesso, que os políticos não deturpem a cultura e que as pessoas deixem de pensar somente no seu umbigo…
Acham que sou um sonhador???
Somente estou lutando e defendendo um ideal.

4 Comments:

Blogger Marco António I. Santos said...

Infelizmente não chamaria miopia, mas no geral é algo mais grave, já passa para cegueira. A maior parte das pessoas esquecem que o futuro passa pelo passado e há que andar para a frente.

sexta-feira, 12 janeiro, 2007

 
Blogger R.O. said...

Tinha estranhado o interregno de tantos meses, caro Australopithecus, e saúdo o seu regresso (!) às lides da resistência contra a imbecilidade.
Você não pode parar, nós não podemos parar!
Abraços.
> Roteia

sábado, 20 janeiro, 2007

 
Blogger Unknown said...

e ainda bem que estás de volta a dinamizar este útil blog.
obrigado e forte abraço.
Jorge GP
loucomotiva.blog.com

domingo, 10 junho, 2007

 
Anonymous Anónimo said...

ola
faço parte de um grupo de alunos do 12ºano da escola secundaria antonio sergio de vila nova de gaia. Nos estamos a participar no projecto cidades criativas e temos como tema "A Cultura na nossa cidade".
axamos que estas a fazer um excelente trabalho ao divulgar todos estes crimes contra a cultura, e gostariamos que nos desses algum apoio em fornecer-nos algumas dessas situaçoes para obtermos + informaçao para o nosso trabalho

o nosso mail e :
goncalo_marques_612@hotmail.com

continua esse trabalho
abraço

quarta-feira, 19 dezembro, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home