.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

segunda-feira, junho 12, 2006

Vila Nova de Paiva: Acto de Vandalismo na Orca do Tanque


A Orca do Tanque, Imóvel de Interesse Público situado em Vila Nova de Paiva e um Dólmen de corredor com uma cronologia que aponta para o Neolítico Final com reutilizações tardias durante o Calcolítico e na Idade do Bronze.


Alguns esteios da sua câmara apresentam vestígios de pinturas, que recentemente foram vítimas de um acto de vandalismo por algum engraçadinho.

Mais uma vez venho alertar para o facto de que não adianta somente escavar e elaborar Teses de Mestrados e Doutoramentos ou sinalizar os monumentos.

É urgente e necessário interagir com a população local e alertar para importância de se preservar o património existente.
Para mim, o trabalho de um arqueólogo não termina quando entrega o relatório final, defende uma tese ou pública um artigo.

8 Comments:

Blogger Al Cardoso said...

Sem duvida estara na educacao das populacoes a verdadeira defeza do nosso patrimonio.

Pelas nossas terras tambem acontecem vandalismos parecidos, dados a conhecer no meu blog e outros da area da arqueologia.

sexta-feira, 16 junho, 2006

 
Blogger Unknown said...

infelizmente as pessoas especializadas fecham-se e querem ser elas as detentodas de todo o saber deixando as populações na ignorância. são os nossos Srs Doutores. mais um óptimo serviço público desta extraordinária página web.
obrigado.

quinta-feira, 22 junho, 2006

 
Blogger Raul P. said...

A ideia de sensibilizar é bontia mas não funciona para os engraçadinhos... Às vezes penso se não seria melhor voltar a tapar tudo outra vez, como se faz nalguns casos.

quinta-feira, 29 junho, 2006

 
Blogger Sergio Pereira said...

Apesar de ser contra, às vezes dá vontade de voltar a enterrar tudo novamente.
Porém, continuo a lutar pela sensibilização que tem dado bons resultados em alguns lugares.
Mais cedo ou mais tarde a própria população local da conta dos engraçadinhos.

sábado, 01 julho, 2006

 
Blogger Sergio Pereira said...

Que saiba ainda não foi feito nada. Porém, vou tentar conseguir mais informações.
De qualquer forma em Dezembro estarei por estas bandas.
Obrigado pela sua preocupação.

segunda-feira, 20 novembro, 2006

 
Blogger LS said...

ola..
gostaria de dizer que eu como uma graduanda em historia e pesquisadora em arqueologia vejo essas depredaçoes que ocorrem ai em Portugal como mais uma manifestaçao histórica , sinto uma dor imensa ao ver artefatos ou monumentos arqueologicos sendo depedrados , mas , tem uma explicaçao socio-cultural , formou-se no meu ponto de vista uma cultura do desrespeito por coisas que aparentemente nao tem funçao alguma , ou nao dao um retorno à populaçao , já que o conhecimento ainda é elitista e nao democraticatizado(pelo menos aqui no Brasil).
Parabéns pelo Blog !
Luiza Sangalli-
(Sao Paulo - Brasil)

terça-feira, 09 janeiro, 2007

 
Blogger Sergio Pereira said...

Olá Luiza.
Obrigado pela sua participação.
Concordo com o seu ponto de vista. Aqui em Portugal, infelizmente a política consegue manipular e passar por cima da Cultura.

terça-feira, 09 janeiro, 2007

 
Anonymous Anónimo said...

Me gusto tu pagina de denuncias. Espero que te guste la mía sobre dolmenes y menhires en Prtugal
Dolmenes y megalitos del mundo
Saludos cordiales

domingo, 25 março, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home