.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

quarta-feira, julho 27, 2005

Poluição é benefica. Coitado do Meio-ambiente.

Poluição "trava" aquecimento global
Estudo analisa impacto dos aerossóis no clima
A redução da poluição atmosférica, sobretudo a causada por aerossóis, pode aumentar o aquecimento global do planeta, adverte um estudo hoje publicado pela revista Nature.
(Fonte Agência Lusa)
A investigação, feita por cientistas alemães e britânicos, revela que o pó e pequenas moléculas químicas suspensas na atmosfera contribuem para manter a Terra mais fresca, pelo que a redução da poluição poderá aumentar a temperatura global.

Os autores do estudo prevêem que em 2100 a temperatura do planeta seja seis graus centígrados mais alta do que a registada em 1840. Esta alteração representa uma diferença superior à calculada pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, que estimou que o aumento seria de 2,3 a 4 graus desde a época pré-industrial.
Os peritos advertem que ninguém pode prever os efeitos de uma alteração climática tão repentina, embora se considere certo que venha a afectar as espécies de plantas e animais que não se podem adaptar, impedir culturas, causar secas e tempestades e alterar o nível do mar.

O impacto dos aerossóis no clima
Os cientistas, entre os quais o professor Meinrat Andreaem do Instituto Químico Max Planck de Mainz ( Alemanha), examinaram o impacto dos aerossóis no clima e concluíram que o afectam de várias maneiras, directa e indirectamente.
Os aerossóis são partículas pequenas e sólidas de composição química diversa, suspensas na atmosfera e que tendem a ter relações sinérgicas com os contaminantes. A sua grande capacidade associativa faz com que actuem como núcleos de condensação para a formação de nuvens.
Essas partículas interceptam os raios do Sol e reduzem a quantidade de energia que chega à Terra - explicam os investigadores, o que significa que a poluição aquece a atmosfera ao absorver a luz, ao mesmo tempo que arrefece a superfície terrestre. O efeito dos aerossóis nas nuvens também contribui para esse arrefecimento do planeta.
No futuro, a redução da poluição, o aumento das emissões de gases com efeito de estufa e de carvão devidas à decomposição do solo, causarão um ainda maior aquecimento do planeta, assinalam os cientistas na Nature.
As últimas investigações "demonstraram a importância dos efeitos climáticos dos aerossóis, que arrefecem a Terra e reduzem o impacto do efeito de estufa".
Os investigadores garantem que "com a estabilização das emissões dos aerossóis e a sua curta vida (no ar), a sua protecção diminuirá no futuro, deixando-nos mais vulneráveis às alterações climáticas".

Bem, isto dá o que pensar. Não é?