.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Vila Nova de Gaia: Fábrica em Zona de Proteção é Demolida

A Fábrica Têxtil Manú, que data da 1ª metade do séc. XX, situada no gaveto entre as Ruas de Rodrigues de Freitas e a Rua dos Polacos, nº 25, encontra-se na área de protecção ao Mosteiro da Serra do Pilar (MN), sendo que a demolição ou a aprovação de qualquer intervenção urbanística carecem de parecer prévio do IPPAR.




Entretanto, a Fábrica esta sendo demolida sem o conhecimento do IPPAR e sem qualquer tipo de identificação da obra como manda a Lei. Teria sido oportuno, pelo menos, proceder-se a alguns registos fotográficos da fábrica, para registo patrimonial futuro.
O património arquitectónico, seja ele de que tipo for, é portador de uma mensagem histórica. No caso das Fábricas, são um produto de uma época, de um estilo, de uma visão social ou, muitas vezes, de uma simples necessidade prática. Constituídos por materiais e técnicas diferentes, e em si um espelho das tradições, das possibilidades e do desenvolvimento técnico/social, servindo como simples infra-estrutura onde muitas pessoas trabalharam e em alguns casos até residiram. A maior parte do Património Fabril (principalmente em Vila Nova de Gaia) encontra-se, desprezados e a maioria com um futuro muito incerto.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E a câmara de gaia supostamente tem 3 arqueólogos, o que fazem eles?? Nada pelos vistos!
É por estas e por outras que os funcionários públicos são tantas vezes alvo de ataques!
E assim vai o nosso património, ou o que ainda resta dele!

domingo, 18 fevereiro, 2007

 
Blogger spring said...

olá

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

paula e rui lima

sábado, 24 março, 2007

 
Anonymous Anónimo said...

As autarquias, não apenas em Gaia, não são nada indiferentes ao património edificado. Pelo contrário, esperam sempre ansiosamente pela sua degradação e vai de demolir, em nome das habituais negociatas com os restantes membros da "equipa", os construtores civis. A destruição maciça da paisagem do país é da inteira responsabilidade da dita "equipa" e permanece impune.

sexta-feira, 13 abril, 2007

 
Blogger Unknown said...

o imbecil tuga deverá ser visitado pelo menos 1 vez por mês.

quinta-feira, 26 abril, 2007

 
Blogger Ana said...

Gostei do espa�o mas fiquei apreensiva pois pareceu-me que 'deixou de funcionar'...Ser�

quinta-feira, 14 fevereiro, 2008

 
Blogger Jorge Luis Stocker Jr. said...

Muito tristes os casos.
Aqui no Brasil muitas vezes temos a ilusão de que é apenas por aqui que acontecem esses crimes e atrocidades contra o patrimônio...

quinta-feira, 24 dezembro, 2009

 
Anonymous Castela said...

O que é feito de ti?
Este blog era notável e pertinente, não desitas tens aqui todo o nosso apoio.

sábado, 16 janeiro, 2010

 

Enviar um comentário

<< Home