.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Obra do Projecto Polis Destrói Vestígios Arqueológicos em Vila Nova de Gaia.

A abertura de uma vala ligada ao projecto Polis junto ao Convento do Vale de Santo António da Piedade, situado na marginal de Gaia, destruiu uma quantidade significativa de vestígios arqueológicos relacionados com uma antiga fábrica de cerâmica que existiu nas proximidades.
Provavelmente os vestígios (cerâmica do tipo biscoito, faiança, etc.) estariam relacionados com uma pequena fábrica de propriedade do Padre Gualter Queiroz, que segundo escassa bibliografia, laborou nas instalações do Convento por volta de 1820 num período muito conturbado pelas lutas Liberais.

O Convento do Vale de Santo António da Piedade encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 23 de Julho de 1989. Além disto, segundo o Ministério da Cultura, todas as obras ligadas ao projecto Polis devem ser acompanhadas do ponto de vista arqueológico.
Porém, mais uma vez a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia ignorou tais recomendações.
Vila Nova de Gaia que já foi um Concelho líder da indústria cerâmica, com mais de 40 fábricas a laborar no século XIX. Actualmente, possui o pouco que resta deste vasto Património Industrial a deriva num grande mar de arrogância, incompetência e imbecilidade dos seus governantes.

P.S. Será existe alguém na Câmara Municipal que saiba ler e interpretar um ofício.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É triste observar tanta insensibilidade face ao património. Serei um leitor atento deste blogue.
Parabéns

sexta-feira, 04 novembro, 2005

 
Blogger juiz de barrelas said...

É impressionante a quantidade de atentados por si comentados...gostaria de lhe dar os meus parabéns por tal, mas não consigo deixar de pensar que por cada saudação desse tipo UM ATENTADO FOI COMETIDO.

este é mais um caso tipico de incuria, de falta de visão e estudo prévio que já é banalidade em Portugal...

quinta-feira, 10 novembro, 2005

 
Blogger Sergio Pereira said...

Obrigado a todos, espero que gostem, que participem e que divulguem.
Depois de vários anos brigando com Autarquias, Empresas e Instituições, decidi criar este Blog para denunciar o actual cenário do Património Cultural Português.
Como sabiamente o Sr. Juiz de Barrelas comentou: “incúria, falta de visão ...”
Gostaria de lembrar-vos que somente decidi divulgar factos que ocorreram após a data da criação deste Blog. Se fosse divulgar todos os atentados que conheço e que presenciei até a data da criação, provavelmente este blog estaria quase cheio.
A vossa ajuda e muito importante.
Um abraço.

domingo, 13 novembro, 2005

 
Blogger ManuelaDLRamos said...

Só descobri este blog recentemente pesquisando sobre os ALIADOS...

É muito interessante!
Uma maneira de o tornar mais conhecido e consequentemente divulgar estes atentados/imbecilidades contra o património cultural é participando e comentando nos sítios (blogs, fóruns) etc. que têm os mesmos objectivos.
Abraço

sábado, 03 dezembro, 2005

 

Enviar um comentário

<< Home