.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

segunda-feira, outubro 03, 2005

Rochas Vitrificadas Sofrem Vandalismo

O Dólmen do Picoto do Vasco, situado entra as Freguesias de Pendilhe e Vila Cova à Coelheira, no Concelho de Vila Nova de Paiva, Viseu, possui uma curiosa e importantíssima formação de rochas vitrificadas no seu conjunto, sendo até o momento o único monumento funerário do tipo dolménico em toda Europa possuidor deste tipo de formação.
Recentemente, tais rochas foram vítimas de um acto de vandalismo. Alguns sítios da formação foram partidos com o auxílio de uma marreta sendo os pedaços removidos, ficando apenas alguns fragmentos no local.


O Dólmen do Picoto do Vasco é um monumento megalítico, de dimensões medianas e com uma datação estimada em 5.000 anos BP. As rochas vitrificadas encontradas no local, não possuem explicação justificável que sejam de origem natural. As características do material indicam ter sido o resultado de um intenso e potente efeito térmico com uma temperatura rondando os 1225 +/- 10º C, que exerceu a sua acção directamente sobre zonas distintas do monumento, criando a sua fusão e gerando massas de aglomerados com mais de 1,00 m cúbico.

Para maiores informações consultar:
ABRUNHOSA, M. J.; GONÇALVES, A. A. H. B.; CRUZ, D. J. – Ocorrência de Rochas Vitrificadas do Dólmen do “Picoto do Vasco” (Vila Nova de Paiva, Viseu). In: Estudos Pré-históricos, vol III, Viseu, 1995.