.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

quarta-feira, março 29, 2006

Vila Nova de Gaia: Obras em Zona de Protecção

O Centro Histórico de Vila Nova de Gaia é mais uma vez palco de uma imbecilidade contra o Património Arqueológico com a chancela da Câmara Municipal.
Estão a decorrer obras de implantação de infra-estruturas e de inserção urbana na Rua Afonso III, sem o devido acompanhamento arqueológico.

A rua em questão encontra-se parcialmente inserida na zona de protecção da Igreja de Santa Marinha, classificada como Imóvel de Interesse Público.
Ainda é possível observar um passeio lajeado, onde uma das lajes apresenta uma cruz com pedestal gravada, que provavelmente pertenceria a uma primitiva capela que existiu neste local.


O mais provável é que esta laje e todo o restante pavimento lajeado, vá parar em algum depósito de entulho ou quem sabe numa colecção particular.
O IPPAR já foi alertado para o facto...

terça-feira, março 21, 2006

Dia Mundial da Árvore


21 de Março é considerado o Dia Mundial da Árvore

Você sabia que a Floresta desempenha um papel importantíssimo no equilíbrio local e do planeta?
Ela ajuda a proteger os solos, regular o clima, purificar o ar, serve de habitat para animais e espécimes vegetais, etc...

1 hectare de floresta consegue absorver durante um ano aproximadamente 22 toneladas de carbono e libertar 16 toneladas de oxigénio.

Em 2005, arderam em Portugal mais de 325.000 hectares de área florestal.
Como será este ano?

segunda-feira, março 13, 2006

Porto: Túnel de Ceuta - Vergonha, VERgonha, VERGOnha, VERGONHA



Depois de uma longa espera, apareceu a luz no final do “túnel” e mais uma vez o IPPAR dá o dito pelo não dito.
Normalmente quem conhece um pouco das actuais “Virtudes Culturais” dos políticos Portugueses já desconfiaria que o final desta novela seria este:


O Túnel continua no mesmo lugar, dane-se o Património Cultural Português, dane-se o respeito pelas Leis Portuguesas.

O que podemos esperar de um País no qual são fechadas maternidades e escolas, que constrói estádios de futebol ao invés de criar condições minimamente aceitáveis nos hospitais, que inaugura obras inacabadas, que possui políticos incapazes de cumprirem a lei... enfim, não poderíamos esperar grande coisa para o Património Cultural.

Já ando cansado da velha desculpa do “progresso “e da “necessidade de desenvolvimento”, que são utilizados sempre como exemplo para justificar as piores Imbecilidades que andam a praticar contra o Património Cultural. É muito mais fácil jogar a culpa em algo, do que assumir a responsabilidade por um erro de projecto ou mesmo assumir a incompetência para a realização do projecto. O túnel de Ceuta é mais um exemplo disto.

Porém, não podemos esquecer que a má gestão do Património Cultural Português também possui a sua cota de culpa neste processo (alguém poderia fazer o favor de avisar ao IPPAR que o Património Cultural Português não se resume somente as Igrejas e aos Castelos que são transformados em Pousadas). Porém, o que podemos esperar de um Instituto que possui processos de classificação com 10, 12, ... anos de espera para serem finalizados?

O Túnel de Ceuta também serve de exemplo para mostrar que neste País as Leis podem ser desrespeitadas e contornadas sem o menor problema.
A retirada da queixa pelo IPPAR somente reforça a ideia de que as pessoas podem fazer tudo e mais alguma coisa que lhes apetece contra o Património Cultural, que no final tudo termina bem.
Pelo menos o Tribunal decidiu manter a queixa e continuar apurando os factos. Mas sinceramente, podemos adivinhar que não vai dar em nada.

A nova direcção do IPPAR (Elísio Summavielle é o Presidente desde Dezembro de 2005) com esta decisão conseguiu em tão pouco tempo desmoralizar e fragilizar ainda mais a Instituição. Fico muito preocupado com o futuro do Património Cultural classificado depois disto tudo. Cada vez fica mais claro que as decisões são assentes muito mais em questões políticas do que culturais.

Para a Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, o Museu Soares dos Reis "sai bastante bem com a solução encontrada", que "não passa por um tão grave atentado ao património". Quanto a esta afirmação, somente posso comentar o seguinte: não é tão grave, mas continua sendo uma Imbecilidade. ( e eu que andava começando a simpatizar com a Senhora Ministra)

P.S. Dia após dia começo a acreditar que o termo “politicamente correcto” é uma grande treta. Ou se é político ou se é correcto, os dois juntos não passam de uma doce ilusão.

Leiam e tirem as vossas conclusões.
Saída do Túnel de Ceuta mantém-se no mesmo local
Túnel de Ceuta, no Porto
Rui Rio constituído arguido devido às obras do Túnel de Ceuta
IPPAR retirou queixas sobre Túnel de Ceuta há uma semana
Rio constituído arguido
Ministra da Cultura satisfeita com solução encontrada para o túnel de Ceuta
Direcção do IPPAR/Porto demitiu-se devido ao caso Túnel de Ceuta




sexta-feira, março 03, 2006

Património e Autarquias

O ambiente como uma das vertentes mais sensível do Património Cultural continua a ser completamente ignorado pelas autarquias.
Mais uma vez Vila Nova de Gaia é citada como um mau exemplo disto.
Leiam este excelente post do Jaime Prata no seu Blog.

Esgoto sendo despejado na margem esquerda do Rio Douro