.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Vila Nova de Gaia: Fábrica em Zona de Proteção é Demolida

A Fábrica Têxtil Manú, que data da 1ª metade do séc. XX, situada no gaveto entre as Ruas de Rodrigues de Freitas e a Rua dos Polacos, nº 25, encontra-se na área de protecção ao Mosteiro da Serra do Pilar (MN), sendo que a demolição ou a aprovação de qualquer intervenção urbanística carecem de parecer prévio do IPPAR.




Entretanto, a Fábrica esta sendo demolida sem o conhecimento do IPPAR e sem qualquer tipo de identificação da obra como manda a Lei. Teria sido oportuno, pelo menos, proceder-se a alguns registos fotográficos da fábrica, para registo patrimonial futuro.
O património arquitectónico, seja ele de que tipo for, é portador de uma mensagem histórica. No caso das Fábricas, são um produto de uma época, de um estilo, de uma visão social ou, muitas vezes, de uma simples necessidade prática. Constituídos por materiais e técnicas diferentes, e em si um espelho das tradições, das possibilidades e do desenvolvimento técnico/social, servindo como simples infra-estrutura onde muitas pessoas trabalharam e em alguns casos até residiram. A maior parte do Património Fabril (principalmente em Vila Nova de Gaia) encontra-se, desprezados e a maioria com um futuro muito incerto.