.comment-link {margin-left:.6em;}

Este espaço visa relatar e denunciar os disparates que o ser humano anda a fazer contra o Património Cultural Português. Qualquer contribuição será aceite desde que seja verdadeira e se possível acompanhada de fotos elucidativas.

terça-feira, janeiro 24, 2006

Orca dos Juncais Vítima de Vandalização

A Orca dos Juncais classificada como Monumento Nacional, situada na Freguesia da Queiriga, Concelho de Vila Nova de Paiva, foi mais uma vez vítima de um acto de vandalismo.
O monumento do tipo Dólmen de corredor, apresenta uma planta poligonal composta por nove esteios. Seis destes esteios apresentam vestígios de pinturas, sendo as mais destacadas as pinturas da laje de cabeceira e uma "cena de caça" no 2º esteio do lado Sul.
A sua cronologia remete ao período do Neolítico Final, sendo reutilizada no Calcolítico Final e na Idade do Bronze.
Como se já não bastassem as constantes fogueiras que são acessas no seu interior que deterioram e contribuem paro o posterior desaparecimento das pinturas, um engraçadinho resolveu grafitar alguns garranchos justamente no 2º esteio do lado Sul, danificando mais ainda os vestígios da "cena de caça".

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Vila Cova-à-Coelheira: Sarcófagos Medievais Abandonados

Os Sarcófagos talhados em blocos graníticos (sec. X – XII), que foram encontrados durante as obras de requalificação do adro da Igreja Matriz, no local que constituía o cemitério medieval da actual Vila de Vila Cova-à-Coelheira, Concelho de Vila Nova de Paiva, se encontram em total estado de abandono num caminho junto ao cemitério local.
Algumas cabeças menos atentas e esclarecidas, não conseguem imaginar a quantidade e a importância da informação que esta patenteada nestas “míseras e insignificantes pias”

Vila Nova de Gaia: Obras em Zona Especial de Protecção sem Acompanhamento Arqueológico.

As obras de Saneamento decorrem desde o dia 9 de Janeiro, no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia na zona ribeirinha, junto aos armazéns do vinho do Porto, dentro da Zona Especial de Protecção (ZEP) da Igreja de Santa Marinha classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto-Lei 45/93, DR 280, DE 30-11-1993. O IPPAR já foi alertado. Porém, até o presente momento a obra continua a decorrer sem qualquer tipo de condicionamento.


P.s. Dentro da mesma ZEP também se encontram a ser realizadas obras num armazém situado no nº 87.
Mais uma vez em Gaia, impera a total falta de respeito pela Lei e pelo Património Local